Pular para o conteúdo principal

Aprendendo sobre comida

    Uma palavra, cinco letras, amor para uns, nojo pra outros kkk.
  Caso você disse SUSHI então você acertou. Este post é para evitar que vocês passem por algumas situações das quais eu já passei na tentativa de degustar um sushizinho.
   A verdade gente é que nem todos os garçons de restaurantes onde vendem sushi tem paciência ou instrução suficiente para lhe explicar (decifrar) o cardápio.
   Como pedir um niguiri sem saber o que é?
   Pois é. Sempre perguntei muito educadamente, mas nem sempre tiraram minhas dúvidas. Foi então que no China, restaurante de comida Chinesa e Japonesa aqui de Arapiraca, o sushibar gentilmente conseguiu me explicar algumas variações de Sushi, e eu resolvi compartilhar, assim vocês já podem escolher o que gostam mais e pedir certinho.
   Para quem ainda não provou vou dar algumas dicas ao final do post do que eu mais gosto e o que é melhor para iniciar a provar essa culinária diversificada.

   Tenho que confessar que passei por uma situação engraçada no meu aniversário, de 16 (dezesseis) anos. Tinha colocado na cabeça que queria porque queria jantar sushi.  Estávamos no shopping  e ninguém queria me acompanhar, pois ninguém da minha família gosta de comida japonesa.
  Eu estava com bastante vergonha de ir sozinha ao restaurante, mas quando finalmente fui, não sabia o que escolher, tinha comido sushi apenas duas vezes e não sabia quais peças escolher.
 Tive a brilhante ideia de pedir ajuda - já azul de vergonha- ao rapaz que trabalhava lá no estabelecimento para escolher os sushis que eu iria colocar no prato. Ele me indicou umas peças, e gente, eu frisei que gostava de sushi com gosto mais suave, mas acho que ele me zoou legal, pois eu comi os sushis com gosto mais forte da minha vida.
  Na época eu ainda tomava refrigerante e tentei me entupir de coca-cola para conseguir comer, mas nem assim. Acabei deixando umas três pecinhas de sushi no prato.
  Por essas e outras esse post é tão importante, rs. Para você que já comeu sushi vai poder identificar agora quais os que você mais gosta pelo nome.

  Então, sem mais delongas, vamos lá.
 Imagem retirada do site: http://www.istoejapao.com/638/voce-conhece-todos-os-tipos-de-sushi-pelo-nome/ (com alterações)

   Falar a verdade, que o futomaki e o hosomaki, por nome, eu não conhecia, descobri pesquisando as imagens para ilustrar esse post.
   Futomaki- a explicação é bem didática. Maki, é uma variação de um substantivo japonês que em suma quer dizer enrolado. Futoi, sgnifica grosso, espesso, assim esse sushi é enrolado com alga e apresenta o recheio mais espesso, por isso normalmente tem mais de uma combinação no recheio.
  Hosomaki- do mesmo modo, tem a palavrinha Maki que quer dizer enrolado, a diferença está no prefixo, Hosoi, significa fino. Por essa razão o Hosomaki é um sushi com mais arroz e o recheio mais fino, normalmente apresenta apenas um tipo de recheio para cada peça.
    Temaki- falando em linguagem bem simples, é esse "sushi" em forma de cone. Ele vem com arroz e recheio enrolado com alga. Já vi temaki na versão frita, os recheios variam muito, mas como ele é grande da para combinar mais de um recheio e colocar um creme cheese que fica perfeito!
    Uramaki- esse sushi é aquele em que a alga não está por fora e sim por dentro. Gosto dele com salmão, creme cheese e cebolinha. Outra combinação muito bacana é o Uramaki Philadelphia, que tem o seguinte: Salmão, cream cheese e pepino enrolados por arroz e alga nori. Curiosidade: Uramaki significa enrolado ao contrário, de certo o nome se deve a alga está por dentro e não por fora. Oh, tenho que falar que não gosto desses que são "polvilhados" com gergilim, pode ser o mais comum, o mais correto, mas eu gosto do arroz puro, sem essa crosta por fora.
Imagem retirada do site: http://www.clicfood.com.br/blog/?p=278

Imagem retirada do site: http://koeventos.blogspot.com.br/2013/08/aquecimento-anime-buzz-especial-nihon_14.html

   Niguiri- o bonitinho da foto é uma combinação de arroz, arrumado neste formato mais alongado, com peixe cru por cima. Acho ele bem gostosinho, é simples e bom.

Imagem retirada do site: http://koeventos.blogspot.com.br/2013/08/aquecimento-anime-buzz-especial-nihon_14.html

   Sashimi -não sei porque, mas quando ouvia  a palavra sahimi eu pensava em uma comida muito sofisticada, qual não foi minha decepção quando descobri que ele é simplesmente as lâminas do peixe fresco. Nunca provei sashimi de camarão, como na foto, mas deve ser uma super delícia.

Imagem retirada do site: http://www.restaurantemusashi.com.br/site/index.php?pagina=82

   GunkaSalmão enrolado no arroz e coberto com salmão batido com cebolinha e cream cheese. Posso falar, posso falar, vamos ficar muito espertos após esse post, esse eu comia, mas ainda não sabia o nome. Pesquisando vi uma variação desse sushi, com pepino enrolado por fora ao invés de salmão.

   Sushi hot-  para mim como hot significa quente, sushi hot é esse da foto, empanado, crocante e frito. Minha irmã disse que certa vez pediu o hot e ele não era assim, então de qualquer forma é melhor certificar. Como da para ver na foto ele é frito por fora, mas o recheio não está frito.

   Dicas para quem nunca comeu sushi:
- Não comece pelo salmão cru puro, o Sashimi de salmão, na verdade não comece pelo Sashimi. Esta é minha opinião, mas cada pessoa é única e cada paladar se comporta de forma diferente. Penso que é melhor ir se acostumando aos poucos com a textura e o gosto do peixe cru, para isso é possível comer ele misturado com arroz, creme cheesse e outros condimentos, ou até mesmo na versão hot.
- Sushi hot, é uma dica que muita gente da, que quem nunca comeu Sushi comece pelo hot, eu particularmente não gosto, mas acho que essa dica funciona para muita gente.
- Tente uma segunda vez, muita gente come comida japonesa pela primeira vez e simplesmente cria um conceito de que é horrível e nunca quer provar de novo. A não ser que você tenha tido ânsia de vômito ao comer Sushi, eu recomendo tentar de novo, porque as vezes a gente já come com preconceito, com nojo por ser peixe cru e nem consegue apreciar direito o sabor. E além do mais os sushis podem ser feitos com mais de um tipo de peixe, eu já comi combinações que eu simplesmente odiei, mas no geral eu gosto da maioria das peças que já provei.
   Meu tipo de sushi favorito: Uramaki!
   Então pessoal, é isso, acho que hoje saímos muito instruídos deste post, já fica mais fácil na hora de pedir seu sushi não é mesmo?! 
   Espero que vocês tenham gostado :)

   Ahhh e uma dica para os donos de sushibar, façam cardápios com fotos ao lado dos nomes. Vi um cardápio assim online e achei muito prático. Fica a dica, hahaha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquiagem para o estágio

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho trazer uma seleção de maquiagens para o dia. O título da postagem é maquiagem para o estágio, mas são combinações que podem ser usadas no trabalho, na escola, em uma reunião, em um passeio, são cores que podem ser usadas em várias ocasiões no dia a dia.   Imagem retirada do site: http://blogdajulianaparisi.com.br/maquiagem-rosa-para-toda-hora           Esta primeira maquiagem é bem simpática e leve. Sombra rosa na pálpebra móvel, esfumado marrom no côncavo, blush rosado e batom nude. É uma ótima combinação para quem trabalha em ambientes mais formais, o destaque dessa maquiagem ficou nas várias camadas de máscara de cílios (rímel). Imagem retirada do site: http://lovemakeupjoy.blogspot.com.br/2013_04_21_archive.html           A combinação da foto é a mais simples e discreta possível, rosto bem natural e iluminado, blush pêssego e batom nude. Imagem ret...

Vou de macacão!

Olá pessoal... Venho falar hoje de uma peça unissex, que está se destacando cada vez mais no vestuário feminino:  os macacões. Os macacões tem invadido as prateleiras das lojas de uns tempos para cá. Em diversos modelos, vemos macacões jeans azul, jeans colorido, estampados, curtos, longos e até em tecidos mais nobres.  Nessa onda de usar macacões, inspirada neste look da Taciele Alcolea (segue o link: http://www.tacielealcolea.com/2014/12/festademacaco/  ) resolvi que queria usar macacão em um casamento que eu irei esse mês. Eu coloquei esta ideia na cabeça e fiquei matutando nela,  a ideia surgiu com mais força quando eu vi um lindo macacão de renda em uma vitrine de loja, o macacão era todo vermelho, coberto por renda também vermelha, simplesmente perfeito para ocasião. O problema? O preço!  Não estou disposta a pagar aproximadamente R$ 350,00 em um macacão que nem sei onde vou usar de novo.  Mesmo assim ainda estou muit...